Hello! Quem trabalha com o desenvolvimento de produtos digitais sabe que uma área cada vez mais importante é a de UX (user experience), que tem foco no usuário como centro do processo de desenvolvimento de produtos.
Dentro dela, há várias carreiras muito interessantes, e várias delas não têm nomes em português - usamos os termos originais, que vêm do inglês. Por isso hoje vamos entender melhor o que cada uma dessas profissões significa e qual sua área de atuação. Let's go!
Designer já é um termo muito conhecido no Brasil por causa das carreiras em design gráfico, design de interiores, design de moda entre outras.
OBS.: cuidado: design é a área, designER é a pessoa que trabalha na área.
Design pode ser traduzido como desenho ou projeto. Por isso designer é algo como desenhista ou projetista. Logo, UX designer é a pessoa que faz o projeto de UX.
Na prática, UX designer acaba sendo um nome meio genérico usado para falar de profissionais que trabalham na área de UX. É uma palavra-chave legal para ter no seu currículo e no LinkedIn, se você tem interesse na área.
Contudo, UX é um campo vasto e que tem diversas especialidades. Falaremos de algumas delas a seguir.
UX trabalha com o foco no usuário, e na prática isso quer dizer que, durante o desenvolvimento do produto, há muito contato com o usuário, grande parte dele feito pelo profissional UX researcher.
Research significa pesquisar, então o profissional researcher é aquele que faz pesquisas, o pesquisador. Isso acontece em vários momentos do design de um produto e de várias formas diferentes. O UX researcher pode:
Uma parte importante do trabalho do UX researcher é ser capaz de converter os dados obtidos nas pesquisas em informações relevantes, capazes de gerar insights para quem toma as decisões no projeto. É uma área que tem um valor muito estratégico em qualquer projeto.
Write significa escrever, e writer é escritor. Logo, UX writer é o escritor de UX, a pessoa responsável pelos textos dentro de um produto digital.
O trabalho do UX writer é garantir que todos os textos num produto digital:
O UX writer pode participar de várias formas em um projeto, desde a idealização até os testes com usuário. Ele pode atuar junto com o UX researcher conduzindo testes de usabilidade com foco em descobrir se os textos estão gerando atrito com o usuário, por exemplo.
Pense nos appps e sites que você mais costuma usar. Eles com certeza têm imagens, não têm? Elas foram idealizadas, desenvolvidas e aplicadas por visual designers (designers visuais). Eles são responsáveis por imagens estáticas, ou seja, imagens que não sem movem, como ilustrações e fotografias comuns.
Agora procure se lembrar: há vários sites e apps que contêm gifs, pequenos vídeos, transições entre telas etc. Tudo isso é o que chamamos de imagem em movimento. E qual uma das formas de se dizer movimento em inglês? Isso mesmo: motion.
Então você já enntendeu: o motion designer é o responsável por todas as imagens que se movem num produto digital, pelas transições entre telas e elementos gráficos numa aplicação etc.
Para você ter uma ideia de como isso é valioso, lembre-se de que uma parte muito importante da user experience é o feedback que temos do produto digital, e o feedback é o app ou site te dizer que uma ação foi completada com sucesso. Imagine que você apertou um botão num app, ele precisa te dizer que algo aconteceu, e como isso geralmente acontece? Com uma animação (o botão se move simulando o movimento de aperto, ou muda de cor, ou desliza etc.). E quem faz isso acontecer? O motion designer.
VR é uma sigla para virtual reality, que quer dizer realidade virtual. Já AR é uma sigla para augmented reality, realidade aumentada.
Então, VR/AR designer é o designer que trabalha com realidade virtual e/ou aumentada. E o que quer dizer isso na prática?
Quando falamos em VR, imediatamente vêm à cabeça jogos, como os de Play Station, Nintendo e Xbox, por exemplo. De fato, o VR/AR designer trabalha no desenvolvimento desse tipo de jogo, mas não apenas nisso: ele pode fazer parte de diversos outros produtos que usam essa tecnologia: como filmes e videoclipes, por exemplo.
A VR cria um ambiente digital, já a AR usa a nossa realidade como base para inluir elementos nela. Jogos de celular como o Pokémon Go e Wizards Unite ficaram muito famosos por terem entre suas features (características) componentes de AR. Outro produto muito famoso a usar AR é o Google Glass, que permite ter uma visão com informações diversas aparecendo no campo de visão do usuário.
Tudo isso é possível graças ao trabalho do VR/AR designer.
Cool, isn't it? Se você quiser saber ainda mais sobre profissões na área de tecnologia, leia nosso artigo: Programmer, software developer e software engineer - aprenda a diferença com um quiz. See you there!
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.