Hello, there! Você provavelmente já deve ter ouvido a expressão "just in case" alguma vez, porque ela é comum de ser usada até aqui no Brasil.
Mas se você tem dúvidas de como utilizá-la corretamente, continue lendo para aprender tudo sobre essa expressão tão popular. Let's get started!
Antes de falamos sobre a expressão "just in case", é importante que você domine a expressão "in case", que seria o equivalente ao nosso "no caso de". Ela é usada sempre que você quiser mencionar que algo deve ser feito porque existe a possibilidade de que outra coisa aconteça. Sounds complicated? Take a look below:
Reparou que nos 3 exemplos acima existe uma possibilidade real de que alguma coisa aconteça? Por isso usamos a expressão "in case", para apresentar essa possibilidade e dizer quais medidas estamos tomando para amenizá-la.
Outra coisa importante de observar é que a expressão "in case" será usada sempre no presente, mesmo que ela esteja fazendo referência a uma coisa que vai acontecer só no futuro (como é possível observar nos 3 exemplos acima, que falam de possibilidades futuras).
A expressão "just in case" faz referência a uma possibilidade menor, ou seja, que existe um pouco menos de chance de acontecer. Quando dizemos "just in case", nós estamos falando de uma precaução extra que queremos tomar, mas que não é realmente necessária. Take a look:
Percebeu que nesses exemplos usamos "just in case" apenas para apresentar uma precaução extra? Diferente de "in case", onde existe uma possibilidade real de algo acontecer, "just in case" apresenta uma possibilidade menor, e por isso a precaução extra pode nem ser utilizada.
Now take a look at these other examples:
Do you study English every day in case you need to use it? (Você estuda inglês todos os dias para o caso de você precisar utilizá-lo?)
Continue aprimorando seus conhecimentos e estudando com a gente no nosso artigo "Como usar as preposições IN, INTO, ON e ONTO?". See you!
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.