Hello, there! Se você trabalha com desenvolvimento, já sabe da importância de serem conduzidos testes para verificar todos os aspectos de um novo software, desde a sua performance até a facilidade de uso por parte do usuário final.
E, para isso, existem muitos tipos de testes diferentes que podem ser conduzidos, e em diferentes estágios do desenvolvimento de um software.
Então confira abaixo 10 tipos de testes que são comuns de serem usados pelos times de desenvolvimento de software. How many of them do you already know? (Quantos deles você já conhece?)
Os unit tests verificam unidades individuais do código, como funções ou métodos, de forma isolada para garantir que funcionam corretamente. Eles são muito comuns, e são realizados por quase todas as equipes de desenvolvimento para garantir a qualidade das menores partes do código.
São testes que verificam a interação entre diferentes módulos ou componentes do sistema para garantir que eles funcionem bem juntos, especialmente em sistemas com múltiplos módulos ou componentes que precisam interagir corretamente.
Após realizar alguma mudança no software é importante conduzir um regression test para verificar se as funcionalidades existentes não foram afetadas pelas novas alterações. O objetivo é garantir que novas mudanças não quebrem funcionalidades antigas.
Estes são testes que verificam se o sistema atende aos requisitos e expectativas dos usuários finais, e são frequentemente usados como parte do processo de aprovação de um sistema antes de sua entrega final.
Um performance test vai verificar a performance do sistema, como tempo de resposta e comportamento sob alta demanda, para garantir que ele possa lidar com a quantidade esperada de usuários e dados.
Os end-to-end tests são bastante comuns e verificam o funcionamento de todo o sistema, desde o início até o fim, simulando um fluxo de uso completo, como um usuário comum faria.
Este é um tipo de teste não estruturado e realizado de maneira informal, no qual um testador experiente explora o sistema sem um roteiro definido, buscando por falhas de maneira intuitiva e pensando em problemas que testes automatizados podem não encontrar.
O load testing é parecido com o performance testing, e ele vai verificar como o sistema se comporta sob uma carga específica, como um número elevado de usuários simultâneos. Ele é comum em sistemas que precisam lidar com grande número de usuários ou transações simultâneas, e geralmente é implementado em fases mais avançadas do desenvolvimento.
Os security tests são muito importantes. Eles buscam por vulnerabilidades e verificam se o sistema é seguro contra ameaças externas, como invasões ou roubo de dados.
Por último, os usability tests avaliam a facilidade de uso do sistema, com foco na experiência do usuário. Eles são mais comuns em aplicativos voltados diretamente para o consumidor, onde a experiência do usuário é um fator-chave.
Have you ever performed one of these tests? How was it? (Você já conduziu um desses testes? Como foi?)
Continue estudando com a gente no nosso artigo "O que é e o que significa QUALITY ASSURANCE?". See you!
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.