Hello, there! Se você trabalha com user experience (experiência do usuário) em páginas web, já deve ter percebido que é muito comum que o usuário não perceba alguns elementos que foram desenvolvidos e inseridos na página.
Isso é conhecido como blindness, palavra que significa cegueira em inglês, e existem 2 tipos que são muito comuns de ocorrerem quando um usuário está navegando em uma página web.
Então continue lendo para descobrir quais são esses 2 tipos de blindness e como eles afetam a experiência do usuário. Check it out!
A banner blindness é uma "cegueira para banners", e ocorre quando o usuário ignora banners de anúncios que existem na página, principalmente se esses banners tiverem elementos de design que sejam parecidos com o restante do site.
Essa banner blindness é automática, o usuário filtra os anúncios que considera irrelevantes e se concentra apenas no conteúdo que é relevante para ele no site. Por causa disso, é comum que o usuário nem perceba que alguns dos banners da página possuem informações importantes para ele, como promoções relevantes e até avisos.
Por isso a melhor estratégia é ter um entendimento profundo de como o usuário se comporta em seu website, para então definir como serão inseridos os banners na página, de modo que assegure que a informação está sendo vista, ao mesmo tempo em que a user experience não seja afetada.
Outro tipo de blidness comum é a change blindness, isto é, "cegueira para mudanças". Ela ocorre quando o usuário está tão concentrado em determinados elementos da página que não percebe que outros elementos, um pouco mais distantes, sofreram algum tipo de alteração.
Por exemplo, imagine que você está comprando um sapato em uma loja online. Você olha o preço e considera que está dentro do seu orçamento, e logo em seguida decide escolher a cor e o tamanho. Mas quando você clica para alterar a cor você não percebe que o preço também foi alterado, ficando mais caro. Quando essa mudança passa despercebida pelo usuário, podemos dizer que ocorreu uma change blidness.
Nesse caso, notificações e um alto contraste podem ajudar a destacar a informação que foi alterada para que ela seja vista pelo usuário.
Now that you know all this, let's take a look at some examples in English?
Can you remember an occasion when you experienced banner or change blindness on a website? (Você consegue se lembrar de uma ocasião em que teve uma experiência de cegueira para banners ou para mudanças em um website?)
Continue aprendendo mais com a gente no nosso artigo "O que é um HEISENBUG?". See you!
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.