Hello, there! Você já ouviu falar em Natural Language Processing, ou Processamento de Linguagem Natural? Essa é uma área da inteligência artificial que se concentra em desenvolver técnicas e modelos para compreender e produzir línguas humanas, a fim de tornar a nossa comunicação e a interação com a tecnologia mais natural e eficiente.
Existem 4 modelos que são muito comuns quando falamos em NLP. Check them out:
Você se lembra daquela história do engenheiro que foi demitido depois de divulgar conversas com a inteligência artificial do Google, alegando que ela havia adquirido consciência própria?
Essa inteligência artigial é chamada de LaMDA, que significa Modelo de Linguagem para Aplicativos de Diálogo. Ela foi desenvolvida para ser capaz de manter diálogos com uma pessoa, e, por mais que as respostas sejam assustadoramente bem elaboradas, elas não passam de um "comportamento de papagaio", já que a inteligência artificial apenas analisa grandes quantidades de texto e depois tenta adivinhar quais palavras funcionam juntas para formar uma resposta coerente e adequada ao contexto.
O modelo BERT (que, em português, significa Representações Codificadas Bidirecionais de Transformers) também foi elaborado pelo Google, mas esse modelo é capaz de analisar grandes quantidades de texto para depois desempenhar uma série de processos relacionados à análise de texto, como, por exemplo, analisar as opiniões dos consumidores sobre produtos específicos baseados nas avaliações que eles escreveram ou classificar se um texto é positivo, negativo ou neutro.
O modelo de Tradução Automática Bilíngue Não-supervisionado foi desenvolvido pelo Facebook e funciona ao usar dados de duas línguas diferentes para aprender a traduzir automaticamente de uma língua para outra sem o uso de supervisionamento humano, o que torna o processo mais barato e mais rápido. O modelo aprende a relação entre as duas línguas a partir dos dados e desenvolve uma representação de cada palavra e frase. Em seguida, ele usa essa representação para traduzir frases de uma língua para a outra.
O modelo GPT (Transformador Gerativo Pré-Treinado) funciona como uma rede neural de linguagem natural treinada em grande quantidade de dados da web. O GPT recebe uma entrada inicial, como uma pergunta, e gera texto adicionando uma palavra de cada vez, baseando-se no contexto fornecido. O modelo é treinado com milhões de exemplos de texto, o que lhe permite aprender as relações entre palavras e frases e gerar texto coerente e natural. Ele tem várias aplicações possíveis, como chatbots, geração de texto, tradução automática e respostas a perguntas.
Did you already know these 4 models? (Você já conhecia esses 4 modelos?)
Continue estudando e aprendendo com a gente no nosso artigo "Entrevista de emprego em inglês para especialistas em cibersegurança". See you!
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.