Qual é o seu seriado preferido? Friends? Lost? 24 Horas? How I Met Your Mother? Eu adoro todos esses, e tenho certeza que eles e muitos outros me ajudaram muito a melhorar a minha compreensão oral do inglês.
Sei que muita gente ainda acredita naquela falácia que "só é possível aprender uma língua estando no país onde se fala a mesma". Estar em outro país pode ajudar? Claro, mas nesse momento devemos nos perguntar "por que será?".
A principal diferença criada pelo fato de estar em outro país é o ambiente de imersão. Estar o tempo todo ouvindo pessoas falar em inglês vai deixando o nosso ouvido cada vez mais acostumado com os sons, palavras e expressões da língua. Como nem todo mundo tem a possibilidade de morar no exterior, precisamos tentar ao máximo criar esse ambiente de imersão aqui mesmo, e é exatamente com isso que as séries podem nos ajudar muito.
Com isso em mente, surge a primeira questão: qual série escolher?
Cada pessoa tem a sua preferência, por isso o mais importante é escolher um seriado que você realmente adore. Não adianta escolher um drama/suspense como The Walking Dead se você não gosta desse gênero. O que provavelmente vai acontecer é que você vai ficar de saco cheio do seriado e abandoná-lo em pouco tempo.
Em segundo lugar, existe o problema do tempo. Todos nós temos que fazer várias coisas todos os dias, desde trabalho a universidade, academia, namorado(a), etc., tudo é motivo (ou desculpa) para não estudar inglês. É realmente difícil encontrar uma hora todos os dias para se dedicar a algo. Por isso, eu recomendaria começar com séries de comédia, as famosas sitcoms. Elas têm duas grandes vantagens em relação à maioria das outras: geralmente os episódios são bem curtos, em torno de 20 minutos, e o vocabulário que eles usam geralmente é bem atual. Além disso, geralmente elas têm alguns jargões engraçadinhos que ficam presos na nossa memória, como o "How you doing?" do Joey em Friends ou o "Legendary!" do Barney em How I Met Your Mother.
Um exemplo: eu sou fanático por Game of Thrones mas, quando se trata de estudar inglês, ela é uma série bem complicada, especialmente para principiantes. Por se tratar de uma história épica, geralmente é usado um vocabulário mais antigo, palavras como muralha, adaga, que são praticamente inúteis nessa fase do aprendizado, além do fato de cada episódio ter aproximadamente 1 hora de duração.
Se você for iniciante, tome cuidado também com séries de assuntos muito específicos: House e Grey's Anatomy são ótimas séries, mas elas contêm um vocabulário bem específico sobre medicina, que pode ser bem complicado e é desnecessário nessa fase. O mesmo vale para séries como Suits (sobre advocacia), House of Cards (sobre política), etc.
Algumas dicas de sitcoms legais:
Entre outras. Se você não gosta de sitcoms (essa comédias de situações constrangedoras), não tem problema. Como eu disse, o importante é escolher algo que você realmente goste e que não pareça estudo.
A próxima coisa que você deve se perguntar é: qual é o nível do meu inglês? E o melhor jeito de responder a essa pergunta é testando!
Escolha alguma série, pode ser entre essas citadas acima ou não, e coloque para assistir um episódio com a legenda em inglês. Sim, em inglês! Assista o episódio por 5 minutos. Depois disso, analise se estava difícil demais acompanhar com a legenda em inglês ou se foi tranquilo. Se...:
...foi tranquilo: Ótimo! Daqui pra frente você só vai assistir esse seriado e outros com a legenda em inglês, escutando e lendo ao mesmo tempo. Isso vai ajudar a fixar melhor palavras que você já conhece e, principalmente, te ajudará a entender o que está sendo dito, acostumando o seu ouvido a esses sons. Se você encontrar palavras ou expressões que você não conhece, dê um pause no episódio e anote-as em um caderno ou em algum lugar. Com o tempo, isso se tornará natural e, quando você se sentir confortável, poderá até mesmo abandonar as legendas em inglês.
...foi difícil demais: Não tem problema! A regra agora é abandonar séries e filmes dublados e ver tudo com legendas em português mesmo. Se você achou muito difícil acompanhar a série com a legenda em inglês, eu não aconselharia forçar isso ainda neste ponto. No aprendizado de uma língua estrangeira nós precisamos de algo chamado comprehensible input (entrada/estímulo compreensível), ou seja, precisamos entender pelo menos uma boa porcentagem do que estamos lendo ou ouvindo. Não adianta assistirmos uma série alemã com legendas em alemão se não conseguimos nem mesmo entender as legendas.
Por esse motivo, continue assistindo seriados e filmes com o áudio em inglês e a legenda em português, mas tentando prestar um pouco mais de atenção ao áudio do que à legenda. Você vai notar que muitas palavras e expressões se repetem frequentemente. Quando isso acontecer e você não as conhecer, tente anotá-las no seu caderno de estudo. Se não conseguir identificar apenas de ouvido, anote o que estiver escrito na legenda em português e depois tente traduzi-la ou busque no Google a expressão original em inglês. Enquanto isso, continue a estudar inglês, a aprender mais vocabulário, e com o tempo você vai notar claramente que está entendendo muitas das frases sem nem ler a legenda. Nesse ponto, faça novamente o teste acima e veja se você já consegue ir para a fase de assistir apenas com as legendas em inglês.
É claro que apenas assistir séries não vai resolver tudo, senão todos os assinantes de TV a cabo com Warner e HBO seriam fluentes praticamente sem fazer nada. Aprender qualquer idioma demanda tempo e esforço, e você deve conciliar as séries e filmes com o estudo do inglês mesmo. De qualquer forma, você vai estar constantemente melhorando o seu listening (compreensão oral) e, se usar legendas em inglês, também o seu reading (compreensão escrita), e o melhor de tudo é que você vai estar aprendendo e se divertindo ao mesmo tempo! Não poderia ser melhor! :)
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.