A história conta que um padre conhecido como Valentim, em 498 d.C, foi contra as ordens do imperador de Roma, Cláudio II. Durante o período de guerra proibiram o casamento, pois acreditava-se que soldados solteiros tinham maior rendimento. Valentim acreditava que o casamento era parte dos planos de deus e, por isso, passou a fazer cerimônias matrimoniais escondidas. Não demorou muito para ser descoberto e condenado à morte.
No período que aguardava sua sentença, Valentim conheceu uma jovem, filha de um carcereiro. O padre se apaixonou pela moça cega e, como um milagre, a fez enxergar novamente. Antes de sua morte, deixou uma carta assinado por Seu Valentim.
O mês de junho costumava ser marcado pelo fraco movimento no mercado. Descontente, o publicitário João Dória (pai do ex-prefeito da cidade de São Paulo), na busca por uma campanha que o rendesse lucro, associou o Valentine’s Day (February 14) com o dia de Santo Antônio (June 13th), conhecido como o santo casamenteiro. Desse briefing surgiu a campanha “não é só de beijos que vive o amor”. A campanha foi muito bem recebida de primeira em algumas capitais e estados. Começa-se então “Dia dos Namorados”, data próspera ao comércio.
Mas ok, quais países celebram a data com um pouco mais de afinco? Tradicionalmente comemorada no hemisfério norte – especialmente o Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Islândia, Itália, Reino Unido, Suécia e Suíça. O Valentine’s Day é comemorado como o Día del Amor y Amistad em diversos países da América Latina, como Costa Rica, El Salvador , Equador, Guianas, Honduras, México, Panamá, Peru, República Dominicana e boa parte da América Latina. Na Colômbia, comemora-se no segundo sábado do mês de setembro, já na Guatemala, é conhecido como Día del Cariño, não sendo uma celebração apenas para casais.
(Rosas são vermelhas. Violetas são azuis. Se você não gastar bastante no Valentine’s Day, seu(a) parceiro(a) pode terminar com você.)
Brincadeiras à parte, de acordo com o site norte americano Finder, em matéria publicada no dia 16 de Janeiro, era esperado que 53% da população americana gastasse em torno de $30 bilhões de dólares em produtos dos mais diversos tipos, que de alguma maneira trouxessem o formato de coração. No entanto, a matéria apontava também que tem havido uma queda de 10% no consumo, no ano passado, esses números chegavam à $30.3 bilhões. A média gasta por Valentine é de $221,34. So how would you like to pay? Cash or card? (Então, como você gostaria de pagar? Dinheiro ou cartão?)
(Você também pode dar um cartão ao seu namorado(a). Aqui está um exemplo de um tradicional)
Postcard with Winged Cherubs and Hearts
If I had a flower for every time I thought of you … I could walk through my garden forever. (Se eu tivesse uma flor para cada vez que eu penso em você… Eu poderia andar no meu jardim pra sempre). por Alfred Tennyson
Age does not protect you from love. But love, to some extent, protects you from age. (A idade não te proteja do amor. Mas o amor, de alguma forma, te protege da idade) por Anais Nin
Love is composed of a single soul inhabiting two bodies. (Amor é composto de uma única alma habitando dois corpos) por Aristotle
Being deeply loved by someone gives you strength, while loving someone deeply gives you courage. (Ser realmente amado por alguem te da forças, enquanto amar alguém profundamente te dá coragem) por Lao Tzu
E aí, você tem algum Valentine? What about writing a card and invite him/her to take our courses on Alura Língua with you? (Que tal escrever um cartão e convidá-lo(a) para fazer os cursos na Alura Língua com você?)
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.