What's up, galera da Alura Língua! Hoje vamos ver um tópico que costuma causar bastante confusão entre estudantes de inglês: a diferença entre os termos "something", "anything" e "nothing".
Essa confusão é compreensível, pois eles podem ter a mesma tradução em português dependendo de como são usados, por isso vamos vê-los um a um:
O termo "something" significa "algo" ou "alguma coisa" e é usado geralmente em frases afirmativas:
Mas também em perguntas, quando se espera uma resposta positiva ou já se tem em mente o que seria essa "alguma coisa":
Já o termo "anything" é mais interessante. Ele terá o seu significado alterado dependendo do tipo de frase onde for usado. Vamos ver um a um:
Em frases afirmativas, "anything" significa "qualquer coisa":
Em perguntas, "anything" significa "algo", "alguma coisa", assim como o "something" que vimos acima. Porém, aqui seria para perguntas mais gerais, quando não se tem intuição a respeito da resposta:
Em frases negativas, "anything" significa "nada":
O termo "nothing" é o mais fácil de todos e sempre vai significar "nada":
E agora você pode me perguntar "Ué, mas o "anything" em frases negativas também significa "nada", não?" Correto! E a grande questão aqui é que, diferentemente do português, o inglês "padrão" não permite "dupla negação", ou seja, duas palavras de negação na mesma oração.
Em português isso é bem comum, como na frase "Eu não vou fazer nada.". Temos as duas palavras "não" e "nada" com esse sentido de negação. Em inglês isso não é possível, assim teremos no geral duas possibilidades de criar frases negativas: se já houver o "not", usaremos "anything"; se não houver, usaremos apenas o "nothing". Exemplos:
Outro exemplo:
Note que as traduções em português são iguais, mas nas frases que temos o "nothing" não podemos ter outra negação.
Ou seja, se quisermos seguir essa regra do inglês "correto", sempre que houver alguma negação como "not", "don't", "can't", etc., teremos que usar o "anything" para ter esse sentido de "nada".
Na língua falada é possível que você encontre essa "dupla negação" nos dialetos de algumas regiões, coisas como:
Que é considerado incorreto gramaticalmente, mas todas as línguas são vivas e esses fenômenos acontecem naturalmente.
De qualquer forma, se você estiver se preparando para uma prova ou exame de certificado, ou escrevendo um email de trabalho, é altamente recomendado usar a forma considerada mais "correta".
Ready to practice? Você pode dar continuidade na sua leitura e aprender ainda mais as divergências e semelhanças entre palavras em inglês. Por exemplo, você sabe a diferença entre ANY e SOME? So, essa é sua chance de aprender!
See you later!
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.