Hoje vamos falar de uma coisa que pode criar alguma confusão em inglês, que a diferença entre o uso de "used to (do something)" em comparação com "to be used to".
Usamos a estrutura "used to" seguida de um verbo para falar sobre o passado, geralmente sobre coisas nostálgicas que costumávamos fazer ou ter no passado, mas não mais. Exemplos:
Já a estrutura "to be used to" pode ser traduzida como "estar acostumado a". Exemplos:
Ou seja, usamos o verbo "to be" (ser, estar) conjugado. Podemos usar essa estrutura com um verbo também, mas esse verbo terá que estar na forma do Present Participle, que em geral corresponde ao nosso gerúndio, aquela forma com o sufixo "-ing". Exemplos:
Pela explicação acima você já consegue definir a diferença entre essas duas estruturas, né?
Reforçando então, "I used to" vai se referir a algo que você costumava fazer ou ser no passado. Já "I'm used to", com o verbo "to be" conjugado ali no meio, se refere a estar acostumado(a) a algo.
Entenderam? Tranquilo, né?
E você sabe conjugar os verbos no passado em inglês?
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.