O tema das diferenças entre o inglês americano e britânico pode muitas vezes assutar estudantes iniciantes ou intermediários.
Existem, sim, diferenças entre essas duas variações do inglês, mas elas não são tão grandes quanto alguém pode pensar.
A principal diferença é de sotaque. Inclusive dentro do próprio Reino Unido há diferenças de sotaque entre os ingleses de Londres, os ingleses mais do norte, os escoceses, os irlandeses; assim como dentro dos Estados Unidos com os texanos, os habitantes do Missouri, etc.
Não deixe isso te assustar - é só uma questão de costume e prática, realmente.
Existem algumas diferenças de vocabulário, mas nada absurdo. No geral, os nativos vão entender ambas as formas de palavras mais comuns. Vemos alguns exemplos na tabela abaixo:
Existem também algumas diferenças clássicas de ortografia, que costumam seguir um padrão. Vemos alguns exemplos na tabela abaixo:
Dá pra notar que os britânicos geralmente têm um "u" a mais em algumas palavras, e usam "-re" enquanto que os americanos usam "-er".
Vemos essas e outras dicas no vídeo abaixo do canal da Alura Língua, explicadas por um poliglota da Inglaterra que fala português.
E você saber mais sobre as diferenças do inglês falado na Austrália?
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.