What's up! How you doing? Você sabia que é possível enfatizar ideias, pontos de vista ou opiniões, utilizando os auxiliares DO, DOES e DID em inglês? Acredite, esse hábito é muito comum entre os nativos e, ao assistir uma série ou filme, pode ter ficado em dúvida ao ouvir esses termos no meio de uma frase. Por isso, preparamos esse artigo para explicar como utilizar isso no seu dia a dia.
Enfatizar é o mesmo que destacar, ressaltar, salientar algo que está sendo falado. No inglês, são utilizados os auxiliares DO, DOES ou DID, o que pode equivaler, na língua portuguesa ao: realmente, de fato e mesmo. Entenda melhor com os exemplos a seguir:
Without emphasis (Sem ênfase):
With emphasis (Com ênfase):
Embora não haja uma tradução ao pé da letra, vamos considerar, nesse exemplo, o seguinte significado: Você, de fato, fez uma promessa e precisa cumpri-la.
No exemplo acima, o termo did foi adicionado à frase para dar ênfase no verbo to make.
Observe que, o auxiliar did foi adicionado antes do verbo (to make). Portanto, os termos (do / does / did) são utilizados antes do verbo principal em que se deseja dar ênfase. Com isso, vamos à mais algumas regras para utilizá-los corretamente, em inglês :
Do, does ou did são utilizadas em frases afirmativas, para dar ênfase no que está sendo dito;
Após do, does ou did, o verbo principal é conjugado no infinitivo, sem o to. (Por isso, o verbo made, no exemplo anterior, mudou para make.);
Os termos do, does ou did NÃO são utilizados nas frases em que já tenha um special verb (verbo especial) ou seja, um verbo que muda o sentido do verbo seguinte, como: should, must, could, etc. Neste caso, você pode utilizar a própria entonação da sua voz para enfatizar o termo desejado.
Your mom does have a unique style. I wish I was like her. (Sua mãe tem mesmo um estilo único. Eu queria ser como ela.)
I did invite you to my birthday party. But, you never read my messages. (Eu realmente te convidei para minha festa de aniversário. Mas, você nunca lê minhas mensagens.)
Carter did tidy his room! It's all clean. (Carter arrumou mesmo o quarto dele! Está tudo limpo.)
Situations that you DON'T use (do, does or did) to emphasize. Situações que você NÃO utiliza (do, does ou did) para enfatizar:
You should study more. (Você deveria estudar mais.)
I must go if I don’t want to be late. (Devo ir se não quiser me atrasar.)
Karen could be more polite. (Karen poderia ser mais educada.)
Novamente, em situações como a dos exemplos acima, é possível utilizar a entonação na voz e até a linguagem corporal para reforçar a ideia que deseja transmitir. Uma vez que já foram utilizados special verbs, não cabe o uso dos termos (do, does ou did) para enfatizar.
Espero que tenha tenha gostado dessa dica e para que continue sua jornada de aprendizado, separamos um artigo para sua próxima leitura: HOW COME - Saiba utilizar essa expressão em inglês. See you next time!
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.