Então você já consegue conversar um pouco em inglês e quer colocar isso em prática, mas tem muita vergonha e medo de ficar gaguejando. Ou então você já tentou conversar com gringos, mas a conversa não flui muito e fica meio robótica, sempre no esquema pergunta-resposta, pergunta-resposta. A verdade é que, quando falamos em português, uma grande parte do que estamos dizendo são apenas palavras que não passam nenhum conteúdo. Usamos essas palavras apenas para preencher espaços na fala e deixar a conversa fluir melhor. Um exemplo:
As palavras em negrito correspondem a quase metade do texto e não estão passando nenhuma mensagem, mas sem elas provavelmente esse texto ficaria bem robótico. É isso que chamamos em inglês de fillers, ou preenchedores, e eles servem exatamente para isso: preencher "espaços vazios" em uma conversa e deixá-la mais natural.
É normal hesitar quando se está falando em outra língua e pensando em alguma coisa, até nativos hesitam, mas por que não aprender a hesitar como um nativo? Além de te dar mais algum tempo para pensar no que dizer, eles fazem com que o seu inglês pareça ainda melhor do que realmente é.
Veja abaixo uma lista dos 8 fillers mais comuns, que irão te ajudar a levar o seu inglês para o próximo nível:
Esse é provavelmente o filler mais comum em inglês, e você já deve ter ouvido. Ele corresponde ao nosso "Bem...", "Bom..." ou "Então...", quando vamos começar a falar sobre algo ou dar uma explicação. Ex.:
Também é bem comum, e equivale ao nosso "...sabe?", quando buscamos por confirmação de algo que acabamos de dizer. Também pode ser usado no começo de uma frase, para introduzir o que vamos dizer em seguida. Ex.:
É praticamente igual ao nosso "tipo", que quando usado em excesso pode soar até mal, mas funciona bem se usado com moderação. Ex.:
Serve para demonstrar compreensão com o que a outra pessoa acabou de dizer. Em português diríamos algo como "Entendi" ou "Arram". Ex.:
É equivalente ao nosso "na verdade", e pode ser usado tanto para enfatizar ou detalhar mais uma frase quanto para mostrar uma contradição de algo dito anteriormente. Ex.:
(enfatizando/detalhando)
(contradição)
Também usado como introdução, geralmente quando estamos em dúvida ou não sabemos exatamente a resposta a algo e precisamos de um tempo para pensar ou calcular. Em português usaríamos o "Deixa eu ver...". Ex.:
É um advérbio, e significa "de qualquer forma", "apesar de tudo", "mesmo assim". Também pode ser usado no mesmo sentido que usamos "afinal", para dar ênfase. Ex.:
(enfatizando)
(sentido "de qualquer forma")
Bem conhecida por causa da música do Red Hot Chili Peppers, essa expressão significa em português "Aliás..." ou "Falando nisso...". Ex.:
Treine inserir essas expressões na sua fala no dia-a-dia. Pode treinar sozinho mesmo, assim é mais provável que você se lembre delas quando tiver que usar na vida real, e evite aqueles ããã's e humm's desconfortáveis.
E você conhece o método das mini-metas? É uma maneira de aprender inglês de maneira mais eficiente!
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.