Hello, there! Você já ouviu falar em benchmarking? Ou melhor, você já pensou em fazer um benchmarking?
Essa é uma prática muito comum entre empresas, mas que também pode ser aplicada por pessoas que querem desenvolver suas carreiras e não sabem por quais pontos começar. Let's learn together, then?
Dê uma olhada na definição de benchmarking do Collins Dictionary:
In business, benchmarking is a process in which a company compares its products and methods with those of the most successful companies in its field, in order to try to improve its own performance. (Em negócios, benchmarking é um processo no qual uma empresa compara seus produtos e métodos com aqueles das empresas mais bem-sucedidas em seu campo de atuação a fim de tentar melhorar o seu próprio desempenho.)
Mas não confunda essa prática com uma simples pesquisa de concorrência: enquanto esta tem como objetivo melhorar os seus processos e produtos a fim de ganhar do seu concorrente, o benchmarking pretende comparar e melhorar processos e produtos a fim de que o consumidor tenha uma experiência ainda melhor com aquele mercado como um todo. O benchmarking costuma ser tão bem-visto pelas empresas que muitos concorrentes até colaboram entre si para fazê-lo, algo que não acontece na pesquisa de concorrência.
Se traduzirmos benchmarking ao pé da letra teremos marcações de banco, o que não faz muito sentido. Mas se voltarmos na história, para a origem da expressão, aí sim entenderemos o significado.
Quando as primeiras pistolas e rifles surgiram, era necessário testar quais eram as melhores combinações de pólvora, munição, equipamento e até de atiradores. Para isso, as armas eram presas em uma espécie de banco e apontadas para um alvo. Diferentes combinações de munição e pólvora eram testadas.
Depois de acertar o alvo várias vezes, as marcações nesse alvo eram usadas para fazer a análise de todos os produtos e combinações. Esse processo ficou conhecido como marcações de banco e daí vem o nome benchmarking.
Existem vários tipos de benchmarking, mas há 3 principais:
Process Benchmarking: o objetivo é otimizar e melhorar processos, fazendo um benchmarking interno (comparando processos dentro da própria empresa) ou externo (comparando os processos da empresa com os de outras, do mesmo setor ou não).
Strategic Benchmarking: uma empresa compara seu planejamento estratégico com os de outras empresas para entender quais são as táticas mais bem-sucedidas do setor. O objetivo é descobrir como ajustar prioridades e, talvez, até mesmo o modelo de negócios para alcançar melhores resultados.
Performance Benchmarking: uma empresa compara os números de diferentes métricas para entender se o desempenho poderia ser melhor. Esse benchmarking pode ser adotado por diferentes setores e pode ser feito de maneira interna ou externa.
As metodologias para fazer um benchmarking são muito variadas, então não existe uma única que seja considerada correta ou ideal. Vale aquilo que funciona para você ou para a sua empresa. Mas, em geral, as etapas costumam ser as seguintes:
Have you ever conducted a benchmarking? Tente aplicar um benchmarking na sua própria carreira para descobrir como você pode crescer e se desenvolver! Spoiler: continuar estudando é sempre um dos melhores caminhos para o desenvolvimento profissional. Por isso, continue aprendendo termos importantes em carreiras e trabalho no nosso artigo: "Qual a diferença entre soft skills e hard skills?". See you there!
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.