Hello, there! Você já esteve em alguma reunião que mencionou a possibilidade de trabalhar com OKR ou já ouviu alguém falando do assunto e não tinha ideia do que se tratava? Hoje vamos explicar o que é essa metologia, como ela funciona e dar exemplos pra você nunca mais ter dúvidas nisso. Let's learn together!
O que é OKR?
OKR é uma sigla e quer dizer Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave), e consiste num método colaborativo de definição de objetivos e métricas de análise de resultados.
Essa metodologia geralmente funciona da seguinte maneira: escrevemos uma espécie de tabelinha onde o objetivo aparece na primeira linha e os resultados-chave nas linhas de baixo. See an example:
Objetivo: melhorar a taxa de conversão do site
Resultado-chave 1: aumentar o número de acessos ao site
Resultado-chave 2: aumentar o tempo de permanência do cliente no site
Resultado-chave 3: simplificar etapas no processo de compra pelo site
Pra definir os Objectives e os Key Results usamos a seguinte frase:
I will (Objective) as measured by (Key Results). (Eu vou (Objetivo) como medido pelo (Resultado-Chave)).
Agora que você entendeu melhor a base da metodologia OKR, vamos compreender seus componentes. C'mon!
Objectives
Objetivos são aquilo que queremos alcançar. Mas é importante tomar cuidado para ter objetivos concretos e de orientação prática.
Por exemplo, "ter os clientes mais fiéis do mundo" não é um objetivo, porque é abstrato, por isso é uma aspiração, um sonho. Objetivos precisam ser mais concretos e paupáveis e ter ações diretas associadas a eles.
Veja a seguir alguns exemplos de objetivos:
- reduzir gastos fiscais;
- aumentar o ROI (Return On Investment - Retorno sobre Investimento);
- aumentar a área de cobertura das nossas lojas no estado.
Pois bem, no método OKR a primeira fase é definir o objetivo, a segunda é estabelecer os resultados-chave, e é isso que veremos agora.
Key Results
Resultados-Chave nos mostram como chegar ao objetivo. Eles têm as seguintes características:
- são específicos e têm um tempo bem delimitado (exs.: 3 semanas, 1 semestre etc.);
- são muito realistas (se a sua companhia é uma microempresa que vende lanches, não parece realista um Key Result prevendo "estender a área de entrega a todas as cidades do Brasil nos próximos 5 dias");
- são agressivos e ousados, mas sem deixar de levar em conta o que é plausível alcançar com os recursos disponíveis;
- são mensuráveis e verificáveis.
See one example:
Imagine que seu objective é "reduzir gastos fiscais". Alguns key results pra esse objetivo são:
- planejar-se para pagar impostos sempre sem atrasos;
- criar um planejamento tributário;
- aderir a programas de incentivo fiscal do governo, como aqueles vinculados a ações de responsabilidade ambiental e social;
- conferir se a sua empresa está no enquadramento fiscal correto.
Agora que você entendeu melhor o OKR, como você responderia à seguinte pergunta:
What objective would you set for your company? And what would the Key Results be? (Qual objetivo você definiria pra sua companhia? E quais seriam os resultados-chave?)
Assim como há metodologias para a definição de objetivos, há metodologias para acelerar o processo de trabalho e alcançar resultados em menos tempo, e o Scrum é uma das mais utilizadas para essa finalidade. Se quiser saber tudo sobre ele, leia nosso artigo: "O que é SCRUM?". See you!