Hello! Você já ouviu falar em metodologias ágeis? Na área de tecnologia, é cada vez mais comum que os profissionais trabalhem adotando métodos ágeis, e o scrum é um deles. Hoje vamos entender tudo sobre esse método. Let's go!
Metodologias ágeis são formas de trabalho baseadas num documento chamado Manifesto Ágil. Ele propõe 4 princípios:
A ideia geral é reduzir prazos, fazer entregas menores e mais frequentes, aplicar testes constantes e estar sempre pronto para fazer mudanças.
O nome Scrum vem de uma analogia com uma jogada do rugby na qual é fundamental o movimento de grupo dos jogadores. Essa ideia é muito importante porque o Scrum é um framework (estrutura) de trabalho baseada na perfeita interação de grupo.
O Scrum é baseado em 3 grupos de 3 elementos:
um time formado por 3 papéis: product owner, scrum master e scrum team.
um tempo dividido em 3 cerimônias: o planejamento do sprint, as reuniões diárias, e os sprint reviews.
uma entrega baseada em 3 artefatos: o product backlog, o sprint backlog e o gráfico de burndown.
Vamos ver o que são todos os termos mencionados acima:
Product owner (dono do produto) é o responsável pelo valor de negócio do projeto, ele representa os interesses do cliente, da pessoa para quem se está desenvolvendo o projeto.
Scrum master (mestre do scrum) é o líder, que guia e ajuda o time todo a cumprir suas tarefas, assim como um técnico de futebol faz com seu time.
Scrum team (time de scrum) é formado por desenvolvedores de diversas áreas. São pessoas de diversas especialidades que trabalham para fazer o produto sair do papel e ganhar vida.
Sprint (corrida de arrancada) é um ciclo do projeto. Pode durar semanas ou um mês. Cada scrum define a duração de suas sprints, mas ao final de cada sprint sempre se pretende que sejam feitas entregas.
Sprint reviews (revisões das corridas de arrancada) são as reuniões ao final das sprints. Nessas reuniões a equipe apresenta o que foi realizado e os resultados do trabalho daquele ciclo.
Product backlog (reservatório do produto) são os objetivos do Scrum. Por exemplo, se o contrato prevê a produção de um app, o product backlog são todas as funcionalidades que compõem aquele app e que precisam ser entregues.
Sprint Backlog (reservatório das corridas de arrancada) são as tarefas específicas que serão feitas em cada sprint, ou seja, em cada ciclo do scrum.
Gráfico de burndown é o gráfico de incêndio (burndown quer dizer destruição pelo fogo). Esse gráfico mostra o progresso de "queimar" a pilha de trabalho, ou seja, mostra quanto trabalho já foi feito e quanto ainda falta fazer. A imagem abaixo é um exemplo desse tipo de gráfico.
Did you know that? Você já trabalhou em scrums? Elas são um framework muito popular quando se fala em metodologias ágeis. E se você quiser conhecer melhor as ideias por trás dessas metodologias, leia nosso artigo: Entenda a Metodologia Ágil. See you!
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.