Hello, there! Você já ouviu falar em boilerplate code? Se você trabalha com programação e desenvolvimento, então com certeza você já usou um boilerplate mas talvez não o conhecesse por esse nome.
Então continue lendo para saber exatamente o que é um boilerplate e porque ele é muito útil quando estamos escrevendo um código. Let's go!
Antes de mais nada, vamos entender o que é um boilerplate. Em uma tradução livre, boilerplate é uma chapa de ebulição. As boilerplates eram usadas no final do século XIX e início do século XX nos campos da impressão e da publicação, principalmente por jornais e periódicos da época.
Uma boilerplate era uma placa de metal ou madeira com texto padrão ou ilustrações que eram usadas repetidamente em várias impressões, como em jornais, panfletos ou anúncios. Isso facilitava a produção em larga escala e economizava tempo e recursos.
Com o tempo, o termo boilerplate começou a ser usado em outras áreas além da impressão, para descrever uma matriz que vai ser usada repetidas vezes com pouca ou nenhuma mudança.
Por isso, na programação de software, um boilerplate code é uma seção de código padronizada que vai ser usada várias e várias vezes ao longo de um código maior, aceitando algumas pequenas alterações quando necessárias.
Um dos boilerplate codes mais famosos que existem é o que usamos quando vamos iniciar um código em HTML. Este aqui:
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<meta charset="UTF-8"/>
<title></title>
</head>
<body></body>
</html>
Mas, é claro, existem muitos outros boilerplates que podemos usar, cada um com uma função e objetivos diferentes.
Usar um boilerplate code economiza tempo e recursos, reduz a possibilidade de bugs e aumenta a consistência do seu código. Por outro lado, você deve tomar cuidado com boilerplates que possam conter funcionalidades que não são importantes para o seu código, o que vai trazer uma complexidade desnecessária.
Very interesting, isn't it? Now let's take a look at some examples to practice your English a little more?
Can you think of a boilerplate you have used on one your projects? (Você consegue pensar em um boilerplate que você usou em algum dos seus projetos?)
Continue estudando com a gente no nosso artigo "Entrevista de emprego para ENGENHEIROS DE MACHINE LEARNING". See you!
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.