Hello, there! Você já ouviu falar em "DoD"? Se você trabalha com metodologias ágeis, principalmente a metodologia Scrum, é bem provável que já tenha ouvido essa sigla alguma vez.
Se você tem essa dúvida, confira abaixo o que significa "DoD" e como você pode aplicar esse conceito no seu time. Let's go!
O que significa a sigla DoD em metodologias ágeis?
A sigla DoD significa "Definition of Done", ou seja, "Definição de Pronto" ou "Definição de Concluído" em português. Quando estamos falando de metodologias ágeis, a Definition of Done é uma lista de critérios que precisam ser atendidos para que uma tarefa, uma user story ou um incremento de produto sejam considerados completos.
A DoD garante que todas as áreas saibam exatamente quando considerar uma tarefa concluída. Isso ajuda a evitar mal-entendidos e retrabalho, e garante que todos estejam alinhados quanto à qualidade e aos requisitos esperados. Um exemplo de DoD pode incluir itens como código revisado e testado, documentação atualizada e aprovação do Product Owner.
Interesting, isn't it? Now let's take a look at some examples:
- Without a clear DoD, it's hard to know when a task is truly complete. (Sem uma DoD clara, é difícil saber quando uma tarefa está realmente concluída.)
- Our team updated the DoD to include more thorough testing steps. (Nosso time atualizou a DoD para incluir etapas de testes mais detalhadas.)
- A strong DoD helps everyone in the team to know when a task is complete and when to move on to the next project. (Uma DoD sólida ajuda todos no time a saberem quando uma tarefa está completa e quando ir para o próximo projeto.)
Does your team have a clear Definition of Done? What are the steps necessary to consider a task complete? (O seu time tem uma Definição de Pronto clara? Quais são as etapas necessárias para considerar uma tarefa completa?)
Continue com a gente no nosso artigo "10 palavras em inglês para quem trabalha com DESENVOLVIMENTO DE AUTOMAÇÃO". See you!