Hello, there! Se você trabalha com TI, já deve ter ouvido falar em dogfood. Essa palavra significa “comida de cachorro”, mas ela também é usada tanto no contexto de testagem de software quanto no de marketing.
Quer aprender mais sobre essa expressão e suas aplicações? Then let’s go!
Vamos dar uma olhada em uma definição retirada de um artigo do New York Times. Take a look:
The practice in which tech workers use their own product consistently to see how well it works and where improvements can be made. (A prática na qual trabalhadores de tecnologia utilizam seu próprio produto consistentemente para ver o quão bem ele funciona e onde podem ser feitas melhorias.)
Ou seja, a expressão dogfood é empregada quando uma empresa faz uso de seu próprio software, a fim de testá-lo e encontrar possíveis bugs. É um pouco diferente de uma testagem de software, porque neste caso o objetivo é inserir o produto na rotina da empresa, para entender na prática o uso que é feito de todas as funções e encontrar possíveis erros para serem reportados para a equipe de desenvolvimento.
Depois que o software é lançado para o público, a empresa pode continuar fazendo uso dele em sua rotina. Nesse contexto, a mensagem enviada para o restante do mercado é de que a empresa confia tanto em seu produto que ele se torna parte dos processos.
O mais curioso é que a palavra dogfood também pode ser usada como um verbo, e, dessa forma, possui uma forma no passado (dogfooded), terceira pessoa do singular (dogfoods) e gerúndio (dogfooding).
Outra expressão bastante comum é eat your own dogfood, que significa “comer sua própria comida de cachorro”. Mas, embora a expressão seja um pouco maior, o significado e o uso dela são exatamente iguais aos de dizer apenas dogfood.
A inspiração dessa palavra pode ter vindo de duas origens diferentes. A primeira foi com os comerciais dos anos 70 nos quais o ator Lorne Greene alimentava os seus próprios cachorros com a comida (dog food) produzida pela marca Alpo.
A segunda história tem a ver com a marca de comida para cachorros Kal Kan. O presidente da empresa tinha o hábito de comer uma de suas próprias latas (eat your own dog food) durante as reuniões com shareholders.
Independente da origem da expressão, ela só foi se tornar realmente popular nos anos 80, quando o gerente da Microsoft Paul Maritz enviou um e-mail com o título “Eating our own dogfood” desafiando as equipes a utilizar os produtos da Microsoft internamente.
Now that you’ve learned all this, let’s take a look at some examples?
Have you ever dogfooded any product? How was it? E se você quer aprender mais expressões em inglês para ampliar o seu vocabulário, não deixe de conferir o nosso artigo “Como dizer EU ACHO QUE SIM em inglês?”. See you!
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.