Hoje vamos aprender um pouco sobre o verbo modal "may".
Lembremos que verbos modais têm duas características principais:
Entre um verbo modal e o verbo principal não se usa o "to". Por exemplo, com o verbo comum "to want" diríamos "You want to go.", mas com o verbo modal "may" o correto seria "You may go.", sem o "to" no meio.
Para fazer uma pergunta com um verbo modal, basta inverter o sujeito com o verbo - ou seja, se a afirmação é "I may go.", a pergunta será "May I go?".
Um dos usos do verbo modal "may" é expressar a possibilidade de algo ser realizado, geralmente algo cuja probabilidade de acontecer é relativamente alta. Exemplos:
Ele também pode ter o sentido de dar ou pedir uma permissão. Nesse sentido, assim como o "can", podemos traduzi-lo como "poder", mas o seu uso é muito mais formal do que este:
Por último, ele também pode ser usado para desejar algo a alguém. Porém, essa é uma construção bem formal e um pouco ultrapassada, sendo usada mais em situações extremamente formais, em filmes medievais ou como brincadeira. Nesse caso, o verbo modal vai no começo:
Existe ainda o verbo modal "might", que é bem similar ao "may" no sentido de expressar a possibilidade de algo ser realizado, porém ele expressa uma possibilidade menos provável que o "may". Exemplos:
Tranquilo, né? ;)
E você sabe usar o verbo modal "should" em inglês?
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.