Hello! What's up? O campo profissional para quem trabalha com tecnologia é cheio de oportunidades, mas a maioria delas exige um bom nível de inglês. É por isso que é muito interessante conhecer bem o idioma e principalmente as palavras-chaves mais usadas no dia a dia dessa área. Hoje vamos falar de 6 palavras-chaves que você precisa dominar! Are you ready? Let’s go!
O framework é um conjunto de códigos-base que podem ser utilizados para otimizar o processo da arquitetura de construção de uma aplicação digital, como um aplicativo ou um site. Para usar uma metáfora bem fácil: imagine que você precisa fazer um bolo: você pode comprar a farinha pronta no mercado ou plantar e colher o trigo, moê-lo e fazer a farinha você mesmo. É mais fácil e rápido usar a farinha pronta, certo? Desenvolver o projeto todo do zero é muito mais caro, demorado e difícil, por isso o uso de frameworks costuma valer muito a pena, afinal, time is money - tempo é dinheiro.
A expressão full-stack na área de Tecnologia geralmente aparece na forma de dev full-stack, que significa Desenvolvedor Coringa. O dev full-stack é o desenvolvedor que consegue atuar em diversas áreas tanto no front-end quanto no back-end, ou seja, é um profissional com um campo de atuação amplo e capaz de resolver problemas e entregar valor em diversas áreas do projeto de uma aplicação digital.
A sigla GUI significa Graphic User Interface, em português: Interface Gráfica de Usuário. A GUI é um modelo de interface em que a interação com o usuário acontece através de elementos gráficos, como ícones, em vez de ser baseada em textos. Foi utilizada pela primeira vez pela Xerox, mas atualmente é muito comum nas mais diversas aplicações digitais. Um dos exemplos mais comuns no dia a dia do uso da GUI são os smartphones, nos quais, por exemplo, para fazer uma ligação, existe um botão com um desenho de telefone sem um texto indicando "ligações" ou "chamadas". Cool, isn't it?
Existe uma metodologia de escrita para textos em blogs e sites chamada SEO, sigla que quer dizer Search Engine Optimization, em português: Otimização para Mecanismo de Busca. E qual é o maior mecanismo de busca da internet? Isso mesmo: o Google. SEO, portanto, é uma metodologia para ter uma melhor indexação nos resultados de pesquisa do Google. E como se consegue isso? Convencendo o Google de que o seu site é o mais relevante para o usuário no assunto que ele está buscando.
A maioria das empresas paga altos valores ao Google para ser exibida primeiro nas páginas de pesquisa do usuário, e o SEO é uma técnica para conseguir as melhores posições de forma orgânica, ou seja, ser mostrado de graça pelo Google, porque ele acredita que o seu conteúdo é a melhor resposta para a busca do usuário.
A expressão link building quer dizer construção de links. Ela é uma das principais estratégias do SEO para mostrar ao Google que o seu site é relevante. E no que ela consiste? Simples: em ter uma rede de links considerável apontando para o seu conteúdo. E por que isso é importante? A lógica do Google é: quanto mais páginas indicam seu conteúdo, maior o indício de que você é uma autoridade naquele assunto. Como o interesse do Google é sempre exibir o melhor resultado para o seu usuário, ser uma autoridade mostra que você é esse melhor resultado.
O wireframe é uma espécie de protótipo de baixa fidelidade usado durante a construção de uma aplicação digital. Sua função é ser uma espécie de rascunho de como a aplicação será no futuro e a ideia é que seja bem simples pois, quando o projeto está na etapa do wireframe, o design ainda não é o fator de maior atenção, as maiores preocupações ainda são questões de funcionamento e usabilidade da aplicação.
How many of these keywords did you know? Quantas dessas palavras-chaves você conhecia? Acredite, ainda há muitas outras, por isso é importante estar sempre estudando e se atualizando. E que tal ler outro artigo sobre vocabulário de Tecnologia para ficar ainda mais em dia com as expressões dessa área profissional? Leia nosso artigo: Vocabulário para quem trabalha com tecnologia. See you!
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.