Hoje veremos como funciona um novo tempo verbal, o Present Perfect, que, assim como o Simple Past, irá corresponder ao nosso tempo passado ou pretérito perfeito em português.
Formar o Present Perfect é bem simples. Usamos o verbo to have (ter) como auxiliar juntamente com o verbo principal conjugado na forma do Past Participle, que equivale ao nosso particípio.
A forma do Past Participle de verbos regulares será exatamente igual à sua forma no Simple Past, o passado simples. Portanto, teremos:
Porém, para verbos irregulares ela pode ser a mesma do Simple Past, mas também pode ser diferente. Exemplos:
Entre muitos outros.
Já viram aquelas tabelas de verbos irregulares em inglês? É exatamente lá que vemos essas conjugações. Clique aqui para ir a uma dessas tabelas de verbos irregulares no passado em inglês.
Vamos então ver então alguns exemplos do Present Perfect em inglês:
Quando formamos o Present Perfect, geralmente o verbo to have (ter), que é usado como auxiliar do verbo principal, é contraído e se transforma em " 've". Na 3ª pessoa do singular (he/she/it), que tem conjugação "has", a abreviação é " 's". Exemplos:
O Present Perfect, como o próprio nome diz, é usado para falar sobre algo que ocorreu no passado, mas que ainda tem alguma relação com o presente.
Como assim uma relação com o presente? Existem algumas situações principais onde o uso dele é comum:
Na situação de uma ação que acabou de ser feita, geralmente com o advérbio "just":
Ao perguntar se alguém já fez determinada coisa na vida, é muito mais comum o uso do Present Perfect, pois existe a nuance de "você já fez isso alguma vez na vida, até esse momento que estou perguntando?".
Isso será em geral indicado pelo advérbio de tempo "ever", que podemos traduzir como "já" ou "alguma vez". Exemplos:
Podemos ver um exemplo de uso dessa estrutura no clipe a seguir do filme "O Favorito" (The Front Runner), no minuto 02:50:
O jornalista faz a pergunta:
Você irá reparar que muito frequentemente são usados com o Present Perfect esses advérbios de tempo como "already" (já), "yet" (ainda, já), "just" (apenas, acabar de), o que faz muito sentido, dado que o Present Perfect é um tempo passado que tem relação com o presente. Exemplos:
Assim como a afirmativa, podemos usar a negativa também para dizer algo que nunca fizemos (até esse momento), geralmente com "never" (nunca):
Essa costuma ser a principal dificuldade para nós, estrangeiros. Como dissemos anteriormente, tanto o Present Perfect quanto o Simple Past podem corresponder ao nosso tempo passado ou pretérito perfeito em português, dependendo do contexto.
A diferença entre o Present Perfect e o Simple Past é principalmente de conceito.
Usamos o Simple Past para falar sobre o passado de uma forma geral, ou para indicar que algo ocorreu no passado em uma data específica, uma ação pontual que já se completou. Exemplos:
Já o Present Perfect, como vimos acima, é usado para falar sobre algo que ocorreu no passado, mas que ainda tem alguma relação com o presente. Vamos contextualizar com alguns exemplos:
Ou:
Ou:
Entenderam? Sei que é algo que demanda algum tempinho pra se acostumar, mas com a prática no dia a dia e vendo como nativos usam esse tempo verbal você vai ficar craque! ;)
E você sabe conjugar os verbos no 'Simple Past', o passado simples em inglês?
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.