Hello! Todo mundo que navega na internet sabe dos perigos que existem relacionados aos cybercrimes, aos vírus de computador e a todos os mecanismos inventados para causar danos ao internauta. Hoje vamos falar deles, todos terminados no sufixo WARE. Are you ready to learn? Then let's go!
A palavra malware lembra outra muito comum quando falamos em tecnologia, não é? Isso mesmo: software. Ware é um sufixo que, entre outras coisas, pode indicar produtos de um mesmo tipo ou feitos de um mesmo material, como acontece nas palavras tupperware e kitchenware (utensílios de cozinha).
OBS.: em 1944, Earl Tupper usou seu sobrenome para criar a empresa Tupperware, de utensílios plásticos. O nome da marca acabou virando sinônimo daquele tipo de produto, é daí que vem tupperware.
E como você já viu, ware indica uma similaridade: o malware é um tipo de software, só que "do mal", daí seu nome, que é uma abreviação de malicious software (software do mal).
Malwares são usados para causar danos, roubar dados confidenciais e causar qualquer tipo de prejuízo a um computador, uma rede ou um servidor. O nome hoje é usado como uma forma genérica de chamar vírus, cavalos de Troia etc.
Ransom significa resgate (pagamento sob extorsão, como na frase "Os sequestradores pediram um resgate pelos reféns").
Logo, ransomware é um tipo de malware usado para fazer extorsão e exigir resgates. E como isso acontece? O mais comum é que o ransonware primeiro consiga acesso ao dispositivo e depois comece a criptografar arquivos.
Criptografar torna esses arquivos inacessíveis a quem não tem "a chave da criptografia". É como trancar a informação dentro de um cofre. Só quem tem a combinação do cofre pode acessar o que está dentro dele.
É aí que entra a extorsão: os criminosos virtuais exigem das vítimas um resgate para dar "a combinação do cofre" e permitir que elas voltem a ter acesso a suas informações.
Ad vem de advertising (propaganda). Adware é, então, um tipo de malware que exibe propagandas indesejadas enquanto você está navegando na internet.
Além disso, essas propagandas costumam redirecionar suas pesquisas para sites de propagandas que coletam dados seus para revender, tudo sem autorização, por isso o adware é considerado malicious, por isso é um malware.
Hoje em dia, a legislação que protege o internauta está cada vez mais rigorosa com relação à política de privacidade do consumidor e com o cuidado com as informações dele. É por isso, por exemplo, que no Brasil os sites precisam avisar que têm cookies, que não são malwares, mas são usados para coletar e transmitir informações.
Spy, como você provavelmente já está adivinhando, é um nome que vem de espião/espiar. Spyware é um tipo de malware que espiona seu computador. Ele funciona de um jeito parecido com o do adware, mas é instalado no seu computador sem que você saiba.
Geralmente o spyware implanta no seu computador um keylogger, que é um mecanismo para registrar todas as teclas digitadas no seu teclado. O grande perigo disso é justamente o objetivo do spyware: obter informações confidenciais como senhas, endereços de e-mails, números do cartão de crédito, dados pessoais etc. Por isso dizemos que é um malware espião (spy).
Are you feeling a little safer now that you know all of that? Conhecer os perigos e entendê-los já é um grande passo para se proteger de todos eles. Conhecimento, de fato, é um recurso de valor inestimável, e se você quiser enriquecer ainda mais o que sabe sobre tecnologia, recomendamos que leia nosso artigo: Aprenda palavras-chaves de Data Science em inglês. See you there!
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.