Hello, there! Backlog e roadmap são dois termos fundamentais no trabalho de quem desenvolve produtos digitais. Hoje vamos entender melhor o que cada um deles representa e quais as suas principais diferenças. Are you curious? Then let’s learn together!
Qual é a diferença entre ROADMAP e BACKLOG?
Backlog
Segundo o New Oxford American Dictionary, backlog é:
An accumulation of something, especially uncompleted work or matters that need to be dealt with (Um acúmulo de alguma coisa, especialmente trabalho pendente ou questões que precisam ser resolvidas)
Em outras palavras, backlog é trabalho em atraso, tarefas por fazer. Num projeto, o backlog é uma lista das tarefas que o projeto se propõe a completar, for example:
- Criar uma nova funcionalidade num app
- Implementar uma nova forma de pagamento num site
- Etc.
Roadmap
Road quer dizer estrada e map é mapa. A tradução de roadmap, portanto, é mapa da estrada.
E que estrada é essa? A de construção do produto ou solução que o time planeja executar.
A construção de um produto ou a melhoria de algo que já existe normalmente envolve muitas fases e muitas etapas. O roadmap distribui essas tarefas ao longo do tempo para tornar possível prever com mais assertividade a duração de um projeto, os prazos de entregas parciais, o alinhamento de tempos e movimentos de várias equipes etc.
E como roadmap e backlog funcionam juntos?
Let's learn with an example. Imagine que você trabalha numa empresa que vende camisetas on-line e vocês planejaram uma promoção de Natal: todos que comprarem produtos de vocês em dezembro concorrem a um carro 0 km.
Pra fazer isso, vocês estabelecem que:
- O time de marketing vai desenvolver um vídeo publicitário
- Os times de desenvolvimento (front-end e back-end) e de experiência do usuário (UX) vão desenhar uma landing page para divulgar o vencedor
- O time de negócios vai estudar como fazer o sorteio com transparência
- Etc.
Tudo isso é parte do backlog do projeto. E algumas coisas precisam ser feitas antes de outras. Por exemplo, para fazer a landing page, primeiro é preciso ter o desenho da campanha. Então o trabalho dos times de desenvolvimento e UX começam depois do de marketing.
E como organizar os tempos e movimentos de todos? Isso mesmo, um roadmap. Neste exemplo, se a campanha é para dezembro, um roadmap possível seria algo como:
- Junho/julho: marketing desenvolve conceito da campanha
- Julho: UX trabalha no protótipo da landing page
- Agosto: refinamento com a gestão da landing page / marketing entrega vídeo publicitário
- Setembro: time de desenvolvimento começa a elaborar o código da landing page
- Outubro: promoção começa a ser anunciada
- Janeiro: sorteio e premiação do vencedor
Interesting, isn’t it? Aqui temos um exemplo muito simplificado, mas no dia a dia de quem trabalha com tecnologia há muitas tarefas e times envolvidos em criar produtos assertivos e perfeitos para o cliente. Para tornar esse trabalho mais inteligente e eficiente, foram criadas as metodologias ágeis, como o Scrum. Pra saber mais sobre isso, leia nosso outro artigo: "O que é SCRUM?". See you!