Hello, there! A palavra shall é muito comum em inglês arcaico, mas ela ainda pode ser vista em uso hoje, principalmente em dois contextos bem específicos. Por isso vamos ensinar tudo sobre ela e como usá-la adequadamente. Let's go?
Quando usar shall corretamente?
A primeira coisa que você deve saber é que shall é mais comum de ser usada com os pronomes I e we, e que não tem uma tradução exata, por isso o contexto é essencial para fazer adaptações para o português. Além disso, existem algumas situações específicas em que o uso de shall é mais comum. Check it out:
1. Predictions and Intentions
Você pode usar shall quando quiser mencionar uma intenção ou previsão para o futuro. Neste caso, shall funciona como um substituto de will, mas ele é considerado muito mais formal, por isso é usado apenas nos ambientes adequados.
A forma negativa de shall é shan't ou shall not, sendo que shan't é mais comum de ser usado na linguagem falada e shall not na linguagem escrita.
Take a look at some examples:
- I don't think we'll have good results, but... we shall see. (Eu não acho que nós teremos bons resultados, mas... veremos.)
- We shall be together after all that's happened. (Nós ficaremos juntos depois de tudo o que aconteceu.)
- Then I shall be the first to do it in this company. (Então eu serei a primeira a fazer isso nesta empresa.)
2. Offers, Suggestions and Advice
Este é o segundo uso mais comum de shall, quando queremos fazer uma sugestão, uma oferta ou pedir um conselho. Nesse caso, ele vai aparecer na forma de uma pergunta, e como shall é um verbo modal, ele próprio será utilizado para construir a pergunta (ou seja, é só você inverter shall com o pronome). Check it out:
Suggestion:
- Shall we have dinner on Friday? (Vamos jantar na sexta-feira?)
Offer:
- Shall I make you some tea? (Posso fazer um chá para você?)
Advice:
- What shall I do? I'm completely lost... (O que eu devo fazer? Eu estou completamente perdido...)
Shall we continue studying? Vamos lá, não pare, continue aprendendo mais sobre o futuro no nosso próximo artigo: "Como usar o PRESENT CONTINUOUS e o SIMPLE PRESENT para falar do FUTURO". See you!