
Hello, there! UX significa user experience (experiência do usuário) e é uma metodologia muito usada no desenvolvimento de produtos tecnológicos. Existem várias especialidades em UX, e uma delas é a de pesquisa (UX research).
Para conduzir pesquisas, existem dois tipos de abordagem: pesquisa quantitativa ou qualitativa. E, dentro dessas abordagens, há diversas metodologias. Hoje vamos falar sobre algumas delas. Are you ready? Let's go!
Pesquisas qualitativa e quantitativa em UX Research
A principal diferença entre esses dois tipos de pesquisa é que a pesquisa quantitativa é mais focada em obter dados numéricos (como a quantidade de usuários que têm determinado problema); já a qualitativa é voltada a conseguir informações que gerem insights e reflitam as opiniões e pensamentos dos usuários.
Quantitative Research
- Surveys: são pesquisas em formato de formulário, geralmente com respostas fechadas (alternativas ou sim/não).
- Analytics: também é comum usarmos a palavra analytics em português, mas ela se refere ao conjunto de dados que levantamos sobre o nosso objeto de pesquisa. Podem ser dados sobre o usuário, como demographic data (dados demográficos), ou dados técnicos, como click-through rate (taxa de cliques).
- Cohort Analysis: essa é uma análise de coorte, nós agrupamos os usuários de acordo com uma característica para medir a mudança de um dado específico ao longo do tempo. Por exemplo, podemos medir a mudança de engajamento de todos os usuários que se cadastraram no mês de janeiro.
- Heat Maps: mapas de calor são usados quando queremos medir quais áreas de uma determinada página de um site, por exemplo, recebem o maior número de cliques ou de engajamento.
- Funnel Analysis: a análise de funil avalia a jornada do usuário dentro de um determinado site para verificar se ele está seguindo as etapas esperadas ou se existe uma saída de usuários significativa em alguma etapa da jornada.
- A/B Testing: duas ou mais versões de um produto são colocadas no ar simultaneamente, com pequenas variações, para coletar dados de performance. Por exemplo, imagine um site que vende tênis e numa versão o botão de compra diz "comprar", na outra diz "quero o meu". O teste A/B avalia qual teve o melhor desempenho.
Qualitative Research
- Interviews: as entrevistas são feitas com perguntas mais abertas. A ideia é que o usuário tenha espaço pra mostrar o que pensa, como se sente, quais são suas dores etc.
- Focus Groups: grupos de foco são como as interviews, mas, em vez de serem feitas com apenas uma pessoa entrevistada, são feitas com um grupo, para entender melhor como os usuários pensam e se comportam em um contexto coletivo.
- Shadow Sessions: uma shadow session é como se fosse uma "sessão nas sombras", durante a qual o pesquisador observa como o usuário interage com a sua interface em um contexto real, mas sem falar com ele durante toda a sessão. O objetivo é diminuir o gap (espaço) entre como a interface é utilizada e como ela deveria ser utilizada.
- Diary Records: estes são os registros em diário que são feitos ao longo do tempo pelo usuário, para que ele tome notas de como interage com o sistema.
- Usability Testing: é um teste de usabilidade no qual um pesquisador acompanha o usuário enquanto ele navega por um produto digital, como um site ou app. O objetivo é entender pontos que ainda podem ser melhorados no produto. Diferente da shadow session, no teste de usabilidade o pesquisador pode interagir com o usuário, fazendo perguntas, por exemplo.
Nice, isn't it? Ficou com vontade de conhecer um pouco melhor a área de UX? Venha conferir este artigo: "5 carreiras de UX com nome em inglês". See you!
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