Hello! How is it going? Quem trabalha com programação tem muito contato com o inglês, que é muito presente no dia a dia da profissão. Hoje vamos falar de 5 dos termos mais usados nessa área, para você não ter mais dúvida na hora de usá-los no dia a dia. Let’s go!
API é uma sigla que quer dizer Application Programming Interface e quer dizer Interface de Programação de Aplicativos. API é uma plataforma que funciona como uma ponte transmitindo dados entre um cliente e um servidor, de forma que as funcionalidades da API possam ser usadas por aplicativos que não pretendem se envolver em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços, inclusive para programar aplicativos. O Google Maps é um exemplo de API, pois muitas interfaces o usam para obter dados de localização em vez de desenvolverem mapas próprios.
Front-end pode ser traduzido como fachada e back-end como traseira, parte de trás. Imagine uma interface, como um site ou um app. Toda a parte que aparece para o usuário (imagens, textos e botões) é a fachada, ou seja, o front-end, o design da interface. Já o back-end é toda a parte técnica que está por trás, invisível ao usuário, mas que suporta o bom funcionamento da interface. Se a interface fosse um restaurante, o front-end seria a área onde os clientes comem e o back-end seria a cozinha, onde apenas os funcionários entram.
Database significa banco de dados e são conjuntos de arquivos com registros sobre pessoas, lugares ou coisas. São muito usados na área de desenvolvimento para otimizar processos e oferecer soluções cada vez mais inteligentes e otimizadas para os usuários.
Com certeza você já ouviu alguma vez que algum app ou até jogo novo de videogame estava com um bug. Bug é um jargão da área de tecnologia para as falhas inesperadas na execução de um software ou hardware. Debug, como se pode imaginar, é a ideia de tirar os bugs. Em português, debug é traduzido como depurar, que significa tornar puro. Debug, portanto, é o processo de encontrar e corrigir defeitos em um software ou hardware.
DevOps é uma metodologia que tem como ideia principal fazer uma grande integração entre as equipes de desenvolvimento e operações na elaboração de um produto. O nome vem da junção dos termos Dev, que significa desenvolvimento, e Ops, operação. Na prática, a ideia é que funções como desenvolvimento, operações de TI, engenharia da qualidade e segurança etc. atuem de forma coordenada e colaborativa. O objetivo é ter uma equipe integrada, de alta performance e capaz de criar produtos melhores e mais confiáveis.
Did you know that? Você conhecia o significado de todas essas expressões? Acredite, ainda há muitas outras, por isso é importante estar sempre estudando e se atualizando. E agora que você aumentou seu vocabulário com esses 5 termos dos mais usados em programação, não perca a leitura desse outro conteúdo: No aeroporto - Aprenda o vocabulário de viagem em inglês. See you soon!
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.