Xmas é uma maneira abreviada e informal de dizer Christmas, pois o som da letra X em inglês ("eks") parece o som da sílaba "Chris", início da palavra Christmas.
A palavra carol deriva do termo francês carole, que em português poderia ser traduzido como ciranda. Em inglês, carol é uma canção festiva, geralmente religiosa.
Hoje em dia o termo é usado praticamente apenas na expressão Christmas Carol, que é uma canção de natal. Se você já assistiu ao filme "Esqueceram de Mim", talvez se lembre das músicas de natal (Christmas Carols) do filme, que são do famoso compositor John Williams.
A expressão Christmas Carol é o título em inglês do conto de Charles Dickens em que três fantasmas, um do natal passado, um do natal presente e um do natal futuro, aparecem para Mr. Scrooge, um velho mal-humorado e pão-duro com a intenção de ajudá-lo a entender o espírito do natal e mudar seu comportamento reprovável. É devido à moral da história e ao fato de ser um conto sobre o natal que o título em inglês é A Christmas Carol.
Uma última curiosidade é que as pessoas que cantam essas canções são chamadas de carollers ou carolers (os cantores de carols).
Um outro símbolo muito característico do natal é a guirlanda, chamada em inglês de wreath.
E o termo não serve apenas para guirlandas de natal: qualquer tipo de guirlanda (como coroas de flores para celebrações ou até para funerais) também levam o nome de wreath.
Mistletoe é uma planta que em português conhecemos como visco. Ela é muito usada em decorações de natal.
Na Grã-Bretanha ela costuma crescer comumente em diversas árvores, como carvalhos, assim como a nossa erva de passarinho faz nas árvores que temos aqui no nosso país.
E há uma tradição da cultura anglo-saxã (ou seja, a cultura dos países que falam inglês), que parece ser originada em mitos antigos escandinavos, que associa o mistletoe à fertilidade e à vitalidade. Por isso há uma tradição que é também uma espécie de brincadeira: quando um casal passa embaixo de uma árvore que tenha mistletoe deve se beijar. Daí vem a expressão kiss under the mistletoe (se beijar embaixo do visco).
Outra planta típica do natal é o holly, que em português conhecemos como azevinho. A planta era tida como sagrada, e passou a ser associada com o Natal na cultura dos países anglo-saxões provavelmente depois da Idade Média. Acredita-se que o azevinho represente esperança e alegria, por isso passou a ser associado com o nascimento de Jesus.
Uma curiosidade interessante é que em inglês Holly passou a ser usado como nome de meninas, assim como Natália, por remeter ao Natal.
Cane em inglês, significa bengala - e não cano, que é pipe. Logo, aquele doce muito típico do natal, as candy canes, em português são as bengalinhas doces.
Nos países de cultura anglo-saxã há uma tradição de pendurar meias perto da árvore de natal para que o Papai Noel coloque doces e pequenos presentes nelas. O nome que se dá a essas meias é stockings e essa tradição provavelmente está associada à história de vida de São Nicolau de Mira, a figura histórica que está ligada à origem do Papai Noel.
O animal que puxa o famoso trenó do Papai Noel é a rena, que em inglês é reindeer. As renas são da mesma família que inclui veados e alces, e são típicas de países muito frios do norte do planeta, motivo pelo qual não existem em lugares quentes, como o Brasil.
No conto do Papai Noel, as renas são mágicas e voam. Há nove renas puxando o trenó do Papai Noel:
Uma curiosidade é que embora muitas imagens típicas de natal representem as renas como animais de porte médio, elas são muito grandes, podem chegar a ter dois metros de altura e pesar mais de 170 kg.
A ideia do Papai Noel está associada à vida de São Nicolas, que nasceu na região que hoje é o Sul da Turquia por volta do século III d.C. São Nicolas ficou famoso por sua vida de caridade, especialmente com as crianças. Com o tempo, o mito que nasceu na vida dele evoluiu para a história do bom velhinho que vem na noite de Natal (Christmas eve) trazer presentes às crianças que se comportaram bem durante o ano todo.
O nome Santa Claus parece ter chegado à cultura americana através de imigrantes holandeses. Em holandês, o bom velhinho tem o apelido de Sinter Klaas, versão curta de Sint Nikolaas (São Nicolas, em holandês). O nome Santa Claus parece ser uma adaptação em inglês do termo holandês Sinter Klaas.
Um dos maiores ícones do Natal é a Christmas Tree (árvore de Natal), que é decorada com os chamados Tree ornaments, enfeites de Natal. Um dos enefeites mais famosos é a estrela (star) que vai no topo da árvore, que simboliza a estrela que guiou os três reis magos até o local de nascimento de Jesus Cristo.
Uma curiosidade interessante é que a Igreja Católica era contra as árvores de Natal, sob o argumento de que o presépio era um símbolo mais do que suficiente para honrar o Natal. Apenas no século XX a Igreja resolveu autorizar as árvores de Natal e no ano de 1982 o Papa João Paulo II iniciou a tradição de usar árvores no Vaticano, colocando a primeira árvore de Natal na Praça de São Pedro, em Roma.
We wish you a Merry Christmas! E o melhor presente que podemos oferecer pra você é muito conhecimento, por isso vem saber ainda mais curiosidades sobre o Natal no nosso artigo: Conheça algumas músicas de Natal em inglês. See you there!
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.