Hello! Todo mundo que trabalha com computador lida diariamente com os termos tab, enter, del, shift, ctrl, caps lock, alt, backspace, prt scr e esc. Mas você sabe o que esses nomes realmente significam? Vem aprender com a gente para você nunca mais ter dúvidas no uso de tecla nenhuma no seu computador! Let's go!
A palavra tab deriva de tabulate, que, por sua vez, significa to arrange data in a tabular, or table, form (organizar informações em forma de tabelas). Essa tecla vem do tempo em que eram usadas máquinas de escrever. Era extremamente trabalhoso arranjar informações usando recursos gráficos como recuos para alinhar dados, pois isso era feito apertando inúmeras vezes a barra de espaços ou usando a tecla delete. Para resolver o problema, foi inventada a tecla tab, que originalmente criava espaços horizontais, mas hoje tem muitas outras funções, como alternar programas abertos num computador (usando o atalho alt + tab).
Em programação, linhas podem demonstrar hierarquias de processos. Essa organização vem do uso da datilografia como referência quando os primeiros códigos de computador começaram a ser feitos. Por isso havia a tecla return, que mais tarde passou a se chamar enter.
A tecla return mostrava ao computador que uma sequência de caracteres estava completa e pedia a ele que retornasse (return) para a posição inicial, mas na linha de baixo.
Inicialmente, os computadores tinham uma tecla return e outra enter, que em diversos programas sequer executavam a mesma função. Hoje em dia, a tecla enter faz as atribuições das duas, pois enter (entrar) tanto diz ao computador que queremos prosseguir com uma ação ou comando quanto volta à posição inicial da linha de baixo.
In English, a expressão backspace quer dizer voltar um espaço. É uma tecla que serve para apagar o que está atrás do cursor do mouse.
Delete em inglês significa excluir. Assim como a tecla backspace, a tecla delete é usada para excluir conteúdo, a diferença principal é que backspace apaga o que está atrás (back), ou seja, à esquerda do cursor do mouse, e delete apaga o que está à frente do cursor do mouse, ou seja, à direita.
Shift quer dizer mudança ou o verbo mudar, to shift. A função da tecla shift, como o nome indica, é mudar o significado das outras teclas. Assim, segurando shift enquanto aperta outras teclas, você pode fazer com que as letras fiquem maiúsculas ou que símbolos diferentes apareçam no texto que está digitando, por exemplo.
A abreviação Ctrl indica a palavra control, que significa controle em português (viva os cognatos!) ou o verbo controlar (to control). Ela tem esse nome pois funciona como um controle para acionar vários atalhos quando usada com outras teclas. Alguns dos atalhos mais famosos usando Ctrl são:
• Ctrl+C = copiar
• Ctrl+V = colar
• Ctrl+X = recortar
• Ctrl+Z = desfazer a última ação
Caps é uma abreviação da palavra capital. Em inglês, letras maiúsculas são chamadas de capital letters. Já lock significa travar (to lock). Portanto, caps lock é uma expressão que quer dizer, numa tradução livre, acionar letras maiúsculas e travar. É o comando usado para garantir que cada caractere digitado fique em letra maíúscula até que o comando caps lock seja desativado.
Alt é uma abreviação de alternate, que em português quer dizer alternar. Seu nome vem do fato de ela substituir uma função do teclado por outra (alternando as funções). Ela é usada principalmente em atalhos e é bem útil para criar caracteres especiais usando números comuns e para muitas outras funções, como usar atalhos em programas específicos, como os do pacote Office, por exemplo.
Prt Scr é a abreviação de print screen. Screen quer dizer tela, e não só a do computador, as telas da televisão, do cinema e do celular também se chamam screen. Já o verbo to print, que geralmente significa imprimir, nesse caso quer dizer algo como gravar, reproduzir.
Ou seja, Prt Scr é a tecla que serve para gravar a tela do computador. É, portanto, o comando que tira uma espécie de fotografia de tudo que está sendo mostrado na tela no exato instante em que a tecla é acionada.
No início da história da programação, havia muitos códigos diferentes para se programar, pois cada fabricante de computadores tinha o seu próprio, e com isso poderia haver códigos diversos numa mesma máquina. Imagine uma sala em que um time de profissionais precisa executar um projeto, só que cada um fala uma língua diferente, e cabe ao gerente conseguir conversar com todos. A tecla Esc foi criada para ajudar esse gerente.
Em 1960, um programador da IBM chamado Bob Bemer inventou a tecla Esc como um meio de os programadores alternarem a linguagem de um tipo de código para outro. Esc vem de escape, em português, escapar. Quando era apertada, a tecla avisava ao computador para sair do código no qual estava trabalhando.
Anos mais tarde, quando os códigos foram padronizados, a tecla Esc se tornou uma espécie de botão interromper, que funciona como um alerta para avisar o computador de que queremos sair de um programa ou encerrar uma atividade.
So, did you know all this? E agora que você aprendeu um pouco sobre a história e os significados de algumas das teclas mais usadas do teclado em computadores, que tal ler nosso outro artigo: Palavras-chaves para quem trabalha com tecnologia? See you there!
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.