Hoje vamos ver uma gíria muuuito usada em português, principalmente entre jovens ou entre amigos. Ela varia de acordo com a região, mas as mais populares costumam ser "cara", "mano", "velho" ou "brother" ou "mermão".
Assim como em português, em inglês também existem diferentes gírias usadas para indicar esse significado, mas algumas também são mais populares do que outras:
A gíria "guy" é o melhor equivalente para "cara", quando nos referimos a uma pessoa do sexo masculino. Diz a lenda que essa gíria provavelmente se originou no Reino Unido no século 17, derivada do nome do famoso terrorista Guy Fawkes, que foi preso e enforcado por tentar explodir o Parlamento britânico.
Com o tempo, "guy" começou a ser usada para indicar um "fulano" qualquer, geralmente com uma conotação negativa, como na expressão "bad guy" (cara mau, bandido).
Posteriormente, chegou aos Estados Unidos com uma conotação mais geral, indicando qualquer "cara" ou "fulano", sem ser negativa.
É uma das gírias mais abrangentes, e é usada tanto por jovens quanto por pessoas de mais idade.
Já para o sentido de "mano", "velho" ou "brother", a gíria "dude" é talvez a mais comum, e bem abrangente. Originalmente, entre as décadas de 1870 e 1960, "dude" se referia a uma pessoa (geralmente um rapaz) vestido de uma maneira extremamente elegante (um "dandy").
Na década de 1960, "dude" evoluiu para indicar qualquer pessoa jovem do sexo masculino, e virou uma gíria famosa nos anos 70. É mais comum entre os jovens, e pode ter o sentido de "fulano" também.
Significa simplesmente "homem", mas é bastante usada para se referir a algum amigo ou mesmo a alguém que você não conheça.
É usada basicamente entre todas as idades, exceto crianças.
A gíria "bro" vem da palavra "brother", que significa "irmão". O seu uso é equivalente ao uso em português.
Existe até mesmo a "bro culture", uma subcultura de jovens que passam tempo curtindo entre eles, muitas vezes associado a esportes como futebol americano, basquete, surfe, entre outros.
Existe também a gíria "bromance", uma mistura das palavras "bro" e "romance", mas que indica na verdade não um romance, mas sim uma amizade muito forte entre dois garotos ou homens, que costumam estar juntos o tempo todo.
A gíria "buddy" existe desde 1850, e não se sabe ao certo de onde veio. Teorias dizem que pode ser uma versão modificada de "brother" (irmão), ou vir de "butty", uma gíria britânica para amigo ou companheiro.
Ela é mais usada no norte e leste dos Estados Unidos entre amigos, mas também é bastante usada para se referir a crianças do sexo masculino.
A gíria "fella" vem da palavra "fellow", que significa "companheiro" ou "sócio.
Essa gíria é relativamente antiga e cada vez menos usada.
A gíria "pal" é originalmente uma palavra do anglo-romani, idioma do povo Roma (conhecidos como ciganos) que viviam em países de língua inglesa.
Assim como "fella", essa gíria também é relativamente antiga e cada vez menos usada.
Diferente de todas as gírias acima, a gíria "mate" é usada apenas no Reino Unido, Austrália e alguns outros lugares nos arredores.
Tranquilo, né? ;)
E você conhece as 10 gírias mais comuns em inglês?
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.