Formar o tempo futuro em inglês geralmente não é uma tarefa difícil, mas é algo que pode gerar dúvidas em muita gente. Indo direto ao ponto, existem três maneiras de expressar esse tempo verbal.
A primeira maneira é bem simples, basta adicionarmos a palavrinha "will", que vai servir como auxiliar do verbo principal, parecido com o verbo "ir" em português. Exemplos:
Muito frequentemente também usaremos a forma abreviada " 'll":
Como "will" é um verbo modal, para fazer uma pergunta basta invertê-lo com o sujeito:
Outra opção é usarmos a forma "going to", que é usada juntamente com o verbo "to be":
Ele tem também uma forma mais coloquial, "gonna", que não é usada na escrita por ser considerada "gíria" demais, mas é bastante usada na fala:
Já para fazer perguntas, como aqui temos o verbo "to be" sendo usado como auxiliar, basta invertê-lo com o sujeito também:
Se estiver confuso sobre como fazer perguntas em inglês, esse artigo vai te ajudar!
Outra forma é usar simplesmente o presente, como fazemos também muitas vezes em português. Porém, em inglês poderemos usar tanto a forma do presente simples (Simple Present) quanto do presente no gerúndio (Present Continuous):
Nem sempre poderemos usar ambos. A forma no Simple Present geralmente indica que aquilo se trata de um evento programado, já a forma no Present Continuous reforça a proximidade da ocasião em questão.
Agora que você já conhece todas as formas, podemos esclarecer melhor essa que é uma dúvida muito frequente em inglês, mesmo entre estudantes mais avançados.
Simplificando, o "will" é associado a algo mais geral no futuro, ou principalmente quando queremos indicar algo que não é uma certeza, ou também uma probabilidade. Ele frequentemente virá acompanhado de expressões como "maybe", "probably", "I think...", "I guess...", entre outras. Exemplos:
Consegue perceber essa nuance de incerteza ou de probabilidade nas frases acima?
Já o "going to" é associado a algo específico, um plano definido, quando a pessoa está certa sobre algo. Exemplos:
Já nas frases acima vemos uma certeza maior, ou um plano mais definido.
Viu? Não era tão difícil afinal. Esperamos que tenha ajudado!
E você sabe usar a estrutura "used to" no passado em inglês?
Aproveite e faça nosso teste de nível de inglês. Ou baixe nossa apostila que te ensina como aprender inglês de maneira eficiente!
Quer realmente aprender outras línguas, como inglês e espanhol? Conheça os nossos cursos que reforçam o aprendizado de inglês e espanhol.